Adeus 2019!!


Adeus 2019!! Este ano o post de despedida não vai ser tão extenso como o de 2018. Até porque este ano foi muito melhor do que o ano passado.
2019 foi principalmente um ano com muitas mudanças. Nomeadamente porque foi o ano em que acabei o secundário. Que foi sempre um desafio desde o inicio ao fim.
Fiz trabalhos em Desenho no secundário que nunca pensei que seria a capaz de fazer e que acredito que a Catarina do 10° se orgulharia muito deles. Comecei a trabalhar com novos programas, fiz os meus primeiros cartazes  que na altura achava lindos e agora a já nem por isso, porque entretanto cresci, aprendi e melhorei capacidades.
Mas sem dúvida que o trabalho que vou sempre recordar com mais carinho foi o Love Project. Onde retratei através da fotografia váriaa formas de amor!! Foi um trabalho que me fez crescer muito tanto a nível pessoal como a nível profissional. Porque foi a primeira vez que fotografei tantas pessoas e todas elas tão diferentes. Porque uma coisa é fotografarmos a nossa amiga para ela ter fotos para o Instagram. Outra é tentar transmitir um sentimento através de uma fotografia. Foi difícil, mas acho que consegui deixar as pessoas à vontade e depois elas foram elas mesmas e o Amor transparece nas fotografias.
Este projeto é um projeto que quero levar comigo para o resto da minha vida e é sem dúvida umas das minhas maiores conquistas de 2019.
Com isto tenho muito orgulho em ter acabado o. Secundário com o nível de trabalho que acabei e com as notas que tive, vou ser sincera.
Estes 3 anos não foram fáceis, houve muitos altos e baixos, muitos momentos em que quis desistir mas aguentei, levantei a cabeça e segui em frente. E correu bem e valeu a pena.
Por isso se estiverem a ler isto não desistam, vocês conseguem!!
Mas como o final do secundário não é só feito de trabalhos!!!
Também tive o meu baile de finalistas. Que para ser sincera não foi nada daquilo que eu pensava que ia ser. Foi um momento feliz passado entre amigos e colegas, mas a verdade é que passa muito depressa. Por isso, não se preocupem tanto com o dinheiro que precisam de gastar no vestido, nem com o dos sapatos. Muito menos se preocupem se levam par ou não. Existe toda uma pressão social imposta pelos filmes americanos em que temos de levar um par amoroso ao baile de finalistas porque senão... Senão nada, vocês estão no baile para se divertirem com os vossos amigos e colegas para dançarem a noite toda. O resto não conta para nada. Vivam a noite que é só vossa e divirtam-se!!
Como é lógico quando se deixa de estudar na escolinha da terrinha é normal que algumas pessoas sigam caminhos diferentes. Que saiam do país, que vão para outro sítio no país. E confesso que talvez essa tenha sido a parte mais difícil de acabar o secundário.
Eu nunca tive medo de sair da minha escola, aliás estava até um bocado farta de lá estudar. No entanto, sabia que quando o ano acabasse tinha de me despedir dalgumas pessoas que iam embora e isso doeu. Não só amigos que foram embora, mas professores que estavam lá para nós quando era preciso. Tenho muitas saudades de algumas dessas pessoas, tanto que espero conseguir ainda ir visitá-las para o próximo ano.
Mas a verdade é que as verdadeiras amizades não se perdem mesmo a quilómetros de distância e que nos valha as redes sociais para aproximarem as pessoas. Podem fazer muito mal, mas esta parte é boa. 
2019 também foi um ano em que dediquei muito do meu tempo às minha meninas das Sevilhanas. Evoluí muito este ano que passou na dança e só tenho de agradecer à minha professora e às minhas colegas, para além disso tivemos o privilégio de dançar no Campo Pequeno! Que bom!
Também foi com elas e com mais alguns familiares e amigos que passei o meu aniversário. Fiz 19 anos no nosso primeiro espetáculo juntas e foi um dos melhores aniversários de sempre. Foi diferente, muito stressante mas nunca me vou esquecer dele da surpresa que me preparam!!
Obrigada meninas e que 2020 seja um ano com ainda mais dança e com tanta cumplicidade como em 2019 e que continuemos a fazer pequenas surpresas umas às outras como tanto gostamos! 
2019 também foi um ano em que conheci dois lugares que nunca tinha visitado!! Um deles em Portugal, outro fora.
O primeiro foi Coimbra fui com a minha mãe no início do Julho e adorei. Coimbra é uma cidade bonita cheia de história e rodeava de paisagens bonitas. Adorei conhecer a cidade e aconselho a todos. Mas tenham cuidado porque é tudo assim carote, por isso vão preparados!
O segundo destino foi a Escócia!! Fui lá em Agosto também com a minha mãe. Fomos a Edimburgo e às Terras Altas e tenho-vos a dizer que é um países mais lindos de sempre.

Em Edimburgo adorei a arquitetura, os palácios e os museus cheios de História. É uma cidade pequena mas linda e os escoceses são pessoas muito simpáticas.
As terras Altas são igualmente lindas, vimos paisagens incríveis como fomos num tour aprendemos imensas histórias e lendas pelos sítios onde fomos passando. E devido a isso também conhecemos pessoas de todo mundo. Foi muito giro. Só foi pena não termos conseguido ir a todos os sítios onde era suposto, porque a chuva e o vento não deixaram. Essa parte foi chata, mas mesmo assim valeu totalmente a pena.
A ida à Escócia é uma viagem que vou recordar sempre com muito carinho. Foi feita no final do Verão onde a minha ansiedade estava nos picos e por causa dos resultados para a entrada da faculdade. Por isso, foi uma boa forma de acabar o Verão , mas a verdade é que depois lá ter estado(onde não havia nervos e ansiedade) não queria lá muito voltar para Portugal.
Uma coisa que os estudantes de secundário precisam de saber, principalmente os do 12° é que o Verão entes de vocês saberem o resultado da entrada para a Faculdade vai ser possivelmente um dos momentos mais stressantes da vossa vida. Quer dizer, se estiverem a participar no concurso público e se não tiverem a certeza se a vossa média dá para o curso que querem como 1°opção.
Vai ser complicado gerir toda a ansiedade e entusiasmado, mas lembrem-se que independentemente do que acontecer a seguir vocês vão ficar bem. Não entrarem na faculdade não é o fim do mundo, entrarem na 2°, 3° ou 4° opção não é o fim do mundo. 
E com isto chegamos à minha última etapa de 2019 a entrada da Faculdade, yeyyy!!
Pois foi stressante foi e foi ainda pior (achava eu) quando não entrei na minha primeira opção.
Eu achava que ia ser o fim do mundo não entrar em Belas Artes, afinal entrar na ESCS foi a melhor coisa que me aconteceu.
Foh a melhor escolha em termos de curso, sem dúvida. Até agora sinto que era aquilo que eu precisava de um curso para me ajudar a comunicar através das várias ferramentas artísticas, por assim dizer.
E também a nível de pessoas, umas das minhas maiores e melhores aventuras foi a entrar na praxe. Adorei todos os momentos, ser caloira na ESCS foi uma das melhores experiências de 2019 e agradeço muito a quem planeou tudo 3 nos ajudou sempre. E tenho muito orgulho em estar na escola que estou e na minha equipa de praxe. Não estava à espera de nada disto antes de entrar!
Por fim, ainda só passou em semestre e a ESCS já me deu pessoas incríveis que quero levar para o resto da minha vida. Como já disse, tenho a sorte de ter falhada na melhor equipa (as outras também são bonitinhas, não chorem 😉) e depois disso tive a sorte de encontrar a Laura, a minha madrinha. Que devido à pessoa que é me deu uma família linda que quero levar para o resto da vida. Obrigada madri, que sejamos sempre uma família de girassóis lindos ❤️
E foi isto, este foi o meu ano de 2019 foi muito bom, não foi perfeito. Teve momentos altos e baixos como os outros. Mas se 2020 for igual já será muito bom.
Acabo este post a desejar-vos um Feliz Ano Novo e que o pior de 2020 seja o melhor 2019!!
Beijinhos e para o ano voltamos a encontrar-nos por aqui ❤️ 
P. S: Esqueci-me de dizer, o concerto do Ed Sheeran também foi um dos momentos altos do ano. O concerto do One Man Show foi um momento lindo e memorável. Super recomendo irem!! 




Comentários

Mensagens populares

Seguidores deste blog