Copo Menstrual - A minha experiência e as vossas dúvidas

 

 

Hey hey guys, voltei!! Então como têm reparado tem sido difícil manter as coisas aqui no blogue, por isso não vou fazer promessas de quando vou postar vou simplesmente ver com o tempo. Pretendo voltar a ser mais regular por aqui e ir alternando com o Youtube, mas não sei bem quando. Espero que compreendam. 

Desta vez trago-vos um post sobre o Copo Menstrual e minha experiência com o meu copo. Para quem não sabe está quase a fazer um ano desde que substituí os pensos descartáveis que utilizava pelo copo e acho que já passou tempo suficiente para vos dar uma opinião mais formada sobre o assunto. 

Bem, este post vai ser longo e (possivelmente) explícito, mas para não perder vou tentar responder a algumas questões que vocês me fizeram pelo instagram, porque aí já vou estar a partilhar um bocadinho da minha experiência e depois o que eu sentir que falta completo a seguir. 

Só para terem a noção eu utilizo o Copo A da marca All Matters (antiga Organicup) , utilizo-o desde Setembro do ano passado (acho eu, já nem sei bem...) 


Notas sobre este post: 

- O post não é patrocinado, não estou a ser paga para escrever uma opinião sobre a marca. Estou simplesmente a dar a minha opinião sobre o copo e partilhar a minha experiência. Devo dizer que mesmo se estivesse a ser paga a minha opinião seria sempre honesta. 

- Neste post vou utilizar linguagem neutra e inclusiva a todos os géneros, para pessoas que utilizem pronomes neutros. Por isso, as palavras acabadas em -es são mesmo assim, não é nenhum erro ortográfico. E a partir de agora todos os posts vão ser escritos desta forma. 



Agora vamos às vossas dúvidas: 

- Como surgiu a ideia de deixar de usar produtos de higiene mais comuns? 

- Então é assim houve duas grandes razões: a primeira foi a questão ambiental. Já há algum tempo que queria arranjar uma opção mais sustentável durante o minha menstruação. Sabia o impacto negativo que os pensos e a sua decomposição tinha no ambiente, sabia que utilizava imensos e que ia continuar a fazer durante muitas anos, por isso decidi que estava na hora de mudar algo.
O segundo motivo foi eu estar farta de utilizar os pensos e ficar sempre suja. Sim isso acontecia quase sempre. Mesmo utilizando um penso gigante, eu sujava-me sempre e muitas vezes sujava também a minha cama, os lençóis, etc etc. Era algo que me deixava muito incomodada e triste, sinceramente. Porque eu não o conseguia controlar e por muito que tentasse tinha de estar sempre com imenso cuidado e era quase impossível. Para além disso como tinha utilizar pensos grandes bem sempre eram confortáveis! 

 - Achas que é melhor do que um penso e do que um tampão? 

Para mim sim, sem dúvida! É muito mais confortável, com os pensos muitas vezes a parecia que estava com uma fralda. Eu acho que já me tinha habituado a essa situação, por isso só notei realmente a diferença quando mudei para o copo. 
Já não havia aquele medo de o penso se ver com roupa mais justa. Já não havia o problema das abas se deslocarem da cueca, se colocarem a mim e magoar em. Nada disso, com o copo sinto-me muito mais livre. Em relação aos tampões, eu não tinha hábito de utilizar tampões. Mas acho que a sensação em si é a mesma, só que melhor porque pode ficar mais tempo dentro de nós.
Também acho melhor melhor que um tampão num sentido em que o tampão absorve o sangue, mas não só também absorve o resto dos fluídos que nós temos na nossa vagina, isso acaba por ser problemático. O copo recolhe sangue. Nesse sentido o copo é muito melhor, para além disso a composição dos materiais do copo é muito melhor. Devido a isso o copo não faz com que libertemos maus odores o que também é muito melhor! No caso copo da Organicup é também hipoalergenico o que é muito bom visto que há imensas pessoas que fazem alergia aos pensos e tampões! 


- É confortável? Não é mais desconfortável que um tampão? Visto que é bem maior.


No seguimento da questão anterior, como disse nunca utilizei muitos tampões só para ir para a praia. Mas acho que o nível de conforto é o mesmo, pessoalmente nunca senti o tampão e também não sinto o copo, esqueço-me facilmente que ele está aqui porque não o sinto. Só uma coisa que sentia, era a pontinha do copo, mas isso só acontecia no início porque não colocava bem. Depois deixei de sentir. Isso também me acontecia com o fio do tampão. Mas atenção  porque o final do copo não é suposto ficar fora e tocar na vulva. 
Se calhar muitas pessoas também acham que o copo é mais desconfortável porque acham que ele tem de ir até tão fundo como um tampão, não tem!! Já tento explicar melhor como tem de ficar! 
Mas para mim é como senão tivesse a utilizar nada! 


- Quanto é que custa? Achas acessível?

Eu comprei o meu na Auchan foi 24,29€. É assim no início o investimento que se tem com o copo é maior, sem dúvida. Mas a longo prazo fica mais acessível, porque ao longo da nossa vida nós compramos muito mais pensos do que copos. Estima-se que em 2 anos gastemos cerca 528 pensos/tampões. Se eu fizer as contas aos 10 anos que utilizei pensos 2460 pensos. 
Os copos duram muito tempo, podem durar até 10 anos. Porque na realidade só é necessário mudar quando ele começa a ficar quebradiço ou pegajoso. Também pode ser preciso trocar depois de um parto vaginal, porque pode ser necessário um tamanho maior. 
Por isso a longo prazo é muito mais acessível. 


- Como é que se coloca? 

Então é assim a base do copo é suposto ficar mesmo por debaixo do colo do útero. De maneira a que quando comecei logo a tocar na vagina sintam logo a pontinha do copo e depois a base. Sendo que a ponta não fica para fora e nós não a conseguimos ver. Fica num espaço entre os lábios e a vagina, 
Eu tentei ser específica para entenderem, mas é difícil explicar por palavras, vou deixar uns vídeos da Tânia Graça a baixo onde ela explica. De qualquer forma no site da All Matters também existem alguns vídeos! Vou deixar links abaixo, não se preocupem!

A imagem abaixo talvez ajude a entender um pouco melhor.


No entanto existem várias formas de dobrar o copo para o colocarmos dentro de nós. Neste vídeo eles mostram como inserir o copo a partir do segundo 0:31



O que eu faço é sentar-me na sanita e colocá-lo com a dobra forma U (acho eu, é a que explicam primeiro no vídeo), onde basicamente pegamos numa aba do copo e puxamos para o centro. Eu sinto que esta dobra é a que faz com que o copo fique mais estreito e isso facilita a sua entrada. 
O que é acontece é que por vezes, com esta dobra o copo não abre logo completamente. Portanto, o que eu faço depois de inserir o copo, mantenho o meu dedo lá dentro e rodo em círculos em volta da base até ele abrir completamente. Às vezes se for preciso até abrir, se necessitar de ir um bocadinho mais lá para dentro, também o faço. É importante que não tenham problemas com isto porque senão vai ser complicado. 
Outra coisa também relevante é que o copo tem de ser colocado numa posição a 45º como dizem no vídeo e mostra na imagem acime. Por vezes, as pessoas acham que suposto ele ser colocado na vertical e a direito, mas não é. É suposto ser a 45º como se tivessem a colocar em direção à vossa coluna (no vídeo da Tânia Graça ela mostra isso). 

Honestamente, eu tentei em várias posições. Com uma perna em cima da sanita também resultou muito bem ao inicio e para tirar também o fazia nesta posição. Mas ao fim de algum tempo comecei a sentir que tinha mais controlo quando estava sentada, porque não havia nenhum problema com equilíbrio por exemplo.

Dicas para colocarem o copo mais facilmente:

- No início tinha sempre de o fazer depois de fazer chichi e sem me limpar muito. Ou então sujava o copo com um bocadinho do meu sangue para conseguir colocá-lo mais facilmente. 
A primeira vez que o tentei colocar, fi-lo a seco, bem limpinha e não correu nada bem. Porque é preciso a vagina estar lubrificada para o copo entrar com mais facilidade. 
Atualmente já percebi que se ele estiver bem molhado com água, basta para ser muito mais fácil colocá-lo. 
Se tiverem um lubrificante à base de água também podem utilizar! Esta dica foi da Tânia Graça!

- É muito importante estarem relaxades, por isso o que me ajudou na altura foi ver vídeos no Youtube. ou ver uma série no telemóvel. Qualquer cena assim, porque isto vais distrair-vos, relaxar-vos e depois tudo se torna mais fácil.

- Isto nem deveria de ter se dizer, mas tenham cuidado para terem as mãos bem lavadas e o copo também lavado. Pessoas que têm vaginas e vulvas apanham infeções urinárias com facilidade, por isso é preciso ter cuidado!!


- Não te dói a tirar?

Ao início doía não vou mentir e ao início aceitei que ia doer. Como disse na questão anterior eu comecei por retirar o copo com a perna em cima da sanita, depois colocava um dedo lá dentro e depois puxava um dos lados para o meio (para tirar o vácuo) e puxava. E doía um bocado, mas com o passar do tempo deixou de doer tanto.
No meu caso, eu continuo a fazer o escrevi no parágrafo anterior e tento retirá-lo no mesmo formato que o coloquei, isto é, na forma mais estreita e pequena para não me custar tanto. Para mim este é segredo, tanto a retirar como a colocá-lo. Tentar abrir mais as pernas também pode resultar, porque o orifício por onde o copo tem de passar torna-se maior, tornando a passagem do mesmo mais fácil. 
Outra coisa importante é fazer força nos músculos pélvicos para o copo sair, como se tivessem a fazer cocó (devem de estar a fazer agora enquanto estão a ler isto e é essa força mesmo)!!Mais uma vez é estarem relaxades e tranquiles ajuda muito. 
Mas honestamente eu sinto que o meu corpo se habituou, às vezes ainda dói um pouco mas não tanto. Não se a minha vagina alargou ou algo do género. Se fui eu que naturalmente percebi como se fazia e o que era melhor para mim. Não sei bem, mas deixou de me doer, nem me lembro quando é que isso aconteceu! Portanto acho que é tentar aguentar a dor no início e tentar descobrir qual a melhor posição para retirar, são os meus conselhos finais. 


- Já ficou preso? Ou foi muito difícil tirá-lo?

Não, nunca ficou preso. Sempre o consegui tirar, claro que ao início este processo foi mais difícil porque ainda nos estamos a habituar. Mas mais uma vez é crucial estarmos relaxades para o processo, se tiverem estiverem mais nervoses claro que podem mais facilmente entrar em pânico e depois ficam acham que não vão conseguir tirar. 
Mas é importante manter a calma, respirar fundo e tentar descobrir qual é a melhor forma de o retirarem, lembrem-se que ele entrou e vai ter que sair. E não se preocupem é normal termos estes medos todes temos, mas lembrem-se que várias pessoas já tentaram fazer isto e conseguiram portanto vocês também conseguem. Relaxem, vejam vídeos no Youtube (ou outra cena que vos relaxe) e vão ver que vai correr tudo bem!

- É seguro ir à piscina/praia?

Sim é. Pessoalmente nunca me aconteceu ter de utilizar na praia ou piscina e ir à água, mas conheço pessoas que o fizeram e correu tudo bem. Acaba por ser como um tampão, só que recolhe o sangue e dura muito mais tempo! Não vos ser dizer se existe mais possibilidade de verter, mas se a pessoa não tiver tendência para isso acho que não devo de acontecer, até porque a água por vezes estanca o sangue. 

- Como é que escolheste o tamanho? Achas que escolheste o copo ideal para ti?

Então é assim eu fiz alguns testes na internet, para perceber qual era o meu tamanho. Podem consultar o guia dos tamanhos da All Matters, aqui e podem fazer o teste deles aqui . Por norma quase todos os sites têm testes ou guias pelos quais que vos ajudam a entender qual é o copo que se adequa mais a vocês.
Há muitas coisas que influenciam o vosso tamanho, não é só o fluxo. É o tamanho da vossa vagina, se tiveram partos vaginais o vosso peso a vossa altura, se fazem desporto com regularidade, etc etc...

Os tamanhos da All Matters são estes:



Eu utilizo o tamanho A, é o que é mais pessoas utilizam, principalmente se nunca tiverem um parto vaginal. Se eu acho que é o tamanho adequado, não tenho a certeza. Foi o que me foi recomendado, foi o que me deu na maioria dos testes que fiz (mesmo de outras marcas ia sempre dar o mesmo tamanho, o intermédio). No entanto, eu às vezes tenho alguns problemas com fugas de sangue, mas eu não acho que seja por causa do tamanho do copo. Há vezes durante os primeiros dias em que ele fica bastante cheio, no entanto nunca enche completamente. O que eu acho que acontece comigo é que eu fico com as paredes da minha vagina com muito sangue e depois o mesmo escorre para fora. Mas confesso que já me perguntei se escolhi o tamanho certo ou não, porque quando tenho mais fluxo não posso deixar o copo tanto tempo porque senão acho que vai verter.  

- A adaptação foi difícil?

Sim e não. Houve coisas mais complicadas do que outras, como o colocar, o retirar esse tipo de situações são mais complicadas porque foi preciso entender o que funcionava melhor para o meu corpo. 
Mas de resto, correu tudo lindamente eu sempre me senti bem com o copo. Também temos de ver que eu utilizei o copo enquanto estávamos em época de Covid o que fez com que eu ficasse muito mais tempo em casa e que o trocasse quase sempre lá.
Talvez a parte da adaptação que esteja a ser mais difícil é a questão de por vezes o sangue escorrer e eu me sujar. Porque às vezes só consigo tê-lo durante 6h e depois pode ser um problema. Isto é particularmente chato quando estou a dormir, porque não consigo acordar para tirá-lo
É algo que me deixa desconfortável quando acontece, não vos vou mentir. De qualquer forma não é de todo tão mau como era com os pensos. Por isso, eu simplesmente utilizo cuecas pretas e se as sujar tiro assim que consigo e meto tira nódoas e eu estou a aprender a lidar com a situação da melhor maneira.
Tenham em atenção que isto não acontece à maior parte das pessoas, por norma estas razões aqui são as que levam a que haja alguma fuga. Honestamente é importante percebermos bem o nosso colo do útero para conseguirmos colocar o copo abaixo dele, eles explicam no site como se faz e a Tânia também explica no seu vídeo. Aparentemente a sua localização pode mudar durante o ciclo portante vou ter isso em consideração também. No meu último ciclo as coisas correram melhor e sei que as paredes da minha vagina não ficaram com tanto sangue e eu acho que foi isso que melhorou. Vou tentar dar uptade sobre esta situação, se alguém tiver conselhos agradeço e aceito!


Agora que passei a parte das questões vou explicar como é que eu utilizo o copo, que não é da forma como quase todas as marcas explicam. 


- Como eu utilizo o copo?
Então é assim as marcas e quase todas as pessoas aconselham-nos a ferver o copo no início e no final do ciclo e dizem-nos que o podemos utilizar durante 12h. Isto é tudo verdade, mas eu vi um vídeo da Catarina Maia (da conta de Instagram @omeuutero) onde ela falava sobre o copo menstrual e Síndrome do Choque Tóxico. 

Para quem não sabe o Síndrome do Choque Tóxico pode acontecer quando deixamos durante muito tempo sangue parado dentro do nosso corpo. Apesar do copo não absorver o sangue ele recolhe-o e depois o mesmo fica parado dentro do nosso corpo e em contacto com o ar da nossa vagina durante bastante tempo.
Este síndrome é muito raro, mas pode ser fatal ou ter consequências muito graves, por isso é importante reduzirmos as hipótese de isto nos vir a acontecer.

Por isso é que eu utilizo-o assim: 

- Tento sempre não o deixar mais de 8h dentro de mim. Só o deixo mais tempo se for dormir, mas mesmo assim tento ter cuidado e não chegar às 12h. 
- Cada vez que o esvazio deixo-o a ferver em água durante alguns minutos. Assim o copo vai ficar mais bem limpo, do que se o fizermos simplesmente com água ou gel. 
Com esta limpeza as toxinas e bactérias que estão presentes no copo que podem provar o STC vão ser limpas. Daí a importância de o ferver entre as trocas. 

Estas duas situações combinadas fazem com que os nossos riscos de sofrermos STC diminuam. 

"Ah mas Catarina isso complica as coisas e se eu não tiver em casa?".

Então se não tiverem em casa como é lógico não o conseguem fazer, se estiverem fora e não tiverem como ferver a água também não o fazem.
Mas podem sempre deixá-lo 8h e depois esvaziá-lo, em vez das 12h.
Se isto não é tão confortável como deixá-lo 12h e só o trocar duas vezes por dia? Honestamente não me chateia assim tanto, já me aconteceu ter de o trocar ao fim de 8h estava na escola e foi porreiro. Fui à casa de banho levei uma garrafa de água, tirei-o, lavei-o e depois voltei a colocar. Quando cheguei a casa aqueci água e depois coloquei o copo lá dentro. 

A única situação em que o deixo mais tempo é quando durmo ou então naqueles último dias do período, porque às vezes já não tenho muito sangue e nem me lembro que estou com ele. 
No entanto fica a dica deixem alarmes no telemóvel para não se esquecerem que passaram 8h. 

Eu vou deixar no final do post um link para o vídeo da Catarina onde ela explica o porquê de ser melhor agirmos assim (ela explica-o muito melhor que eu) e ela no final tem as fontes da pesquisa que fez para realizar o vídeo. 


Mas se quiserem fazer como eu faço: é tricar o copo de 8h em 8h e cada que vez que o esvaziarem (ou sempre que conseguirem) deixá-lo em água a ferver. 

O post está quase quase a chegar ao fim maltinha prometo, mas queria deixar algumas considerações que acho muito importantes.


- Se não gostarem de sangue e vos fizer impressão, provavelmente o copo não é para vocês
Pessoas que sejam muito sensíveis a ver sangue e lhes faça muita impressão ver veios de sangue talvez o copo não seja a melhor opção para vocês. Porque eu vou ser sincera, eu não adoro sangue e sou um bocado sensível. Há alturas em que o fluxo é abundante, perco mesmo muito sangue e por vezes aparecem veios de sangue e ao início isso fez-me um pouco de impressão porque ficava com as mãos cheias de sangue e era algo que me incomodava um pouco. Portanto quem seja mais sensível considere isso.

- As coisas às vezes podem ficar um bocadinho sujas quando retiram
Atenção quando digo sujo, nada tem a ver com o sangue menstrual ser considerado nojento por muitas pessoas na nossa sociedade, okay? Estou a falar mesmo literalmente retirar o copo pode sujar a vossa casa de banho. Vamos deixar de achar que o nosso sangue é "nojento" ou "sujo" quando ele é natural.
Mas dito isto, às vezes quando retiramos o copo pode cair algum sangue ou algo assim, por isso o meu conselho é retirarem de preferência na sanita ou numa banheira para se escorrer algum sangue não haja problemas de sujar algo. Por exemplo, o que acontecia comigo quando tirava em pé e não estava tão perto da sanita o sangue começava a escorrer e depois sujava qualquer coisa. 
Por isso fica o meu conselho tirem perto da sanita/banheira, esvaziem-no, tenham o copo/taça onde lavam o vosso copo perto de vocês e depois deixem-no ferver na água. 
Desde que faço isso que sujo menos o ambiente à minha volta e eu mesma. O que é bom porque depois perco tanto tempo a limpar tudo!
Mas façam o que acharem melhor para vocês e o que vos deixe mais confortáveis!


- Utilizem o copo, a taça, o recipiente onde ferverem o vosso copo não utilizem para mais nada
Isto é um bocado óbvio, mas mesmo assim não faz mal dizer. Utilizem o que utilizarem para ferver o copo não utilizem para mais nada e coloquem-no num lugar seco. 
Eu fervo o meu num pote que tem uma tampinha e quando o meu ciclo acaba, limpo-o muito bem lavo com água e depois tapo-o e deixo-o no armário que tenho na casa de banho. 


- Eu não utilizo gel de limpeza

Para quem compra na Organicup sabe que costumam vir duas amostras de gel íntimo. 
Pessoalmente eu nunca os utilizei para lavar o copo, uma vez utilizei porque tive um infeção urinária (pelo menos acho que foi), depois ouvi alguém comentar que fazia pior e que não era assim tão bom para nós e por isso deixei-o de parte.
Quando comecei a utilizar perguntei a amigas minhas como o lavavam, porque podíamos lavar com sabão com ph neutro, mas todas me disseram que quando o lavavam entre os esvaziamentos que o que faziam era lavá-lo sempre só com água. Visto que agora o fervo sempre em água cada vez que o troco já não sinto necessidade de fazer mais nada. 
No entanto gostava de saber as vossas opiniões, por isso digam como fazem!



Última dica: a dizer se quiserem comprar na All Matters, podem utilizar o copo durantes três ciclos menstruais e depois se entenderem que não resulta convosco ou quiserem trocar o tamanho podem fazê-lo. 

 


Por fim vou deixar os links dos perfis de Instagram que me mencionei ao longo do post, aproveito e também deixo o site da Organicup para quem quiser espreitar e ver o que algumas pessoas têm a dizer sobre o produto.

Organicup, agora chama-se All Matters 
Site novo: aqui   
Instagram: aqui

 

Tânia Graça:  
Instagram: aqui 
Vídeo copo parte I: aqui 
Vídeo copo parte II: aqui

 

Catarina Maia (@omeuutero)

Instagram: aqui 
Vídeo "Tampão, Copo Menstrual e STC": aqui 
Vídeo "Copo menstrual é melhor para a saúde?": aqui também encontrei este e achei que valia a pena colocar aqui)
 

E pronto pessoal o post acaba por aqui. Espero que a minha experiência vos ajude em alguma coisa, a minha relação com o meu período melhorou bastante deste que comecei a utilizar o copo. 
Confesso que também me sinto muito melhor ao saber que estou a diminuir a minha pegada ecológica, pelo menos no que toca à quantidade de lixo. Porque a verdade é que gasto muita água, n entanto acho que a quantidade de água gasta em fazer  pensos higiénicos ou tampões é maior. 
No entanto este post não é para vos fazer comprar copos menstruais, não vos quero influenciar se não se sentirem preparades para o fazerem. Num mundo perfeito toda a gente conseguiria ter acesso a copos ou a métodos de mais sustentáveis e que por vezes também são mais caros. 
Dito isto gostava de fazer um apelo para tentarem escolher um método mais sustentável, porque o nosso planeta precisa de nós. Mas escolham o que é melhor para vocês, porque na realidade o que importa mais é estarem confortáveis e sentirem-se bem. Quer isso seja com o copo ou com qualquer outro produto.


Mesmo assim gostava de saber o que acharam do post, se vos fez ter mais curiosidade sobre o copo? Se perceberam que era para vocês, que não era para vocês? Se vão experimentar? 
Se já o utilizam partilhem nos comentários a vossa experiência, o que vos motivou e se tiverem dicas para o pessoal para quem vai começar agora a utilizar aproveitem e digam também. 

 


Gostava mesmo que partilhássemos várias histórias neste post para ajudarmos quem pode estar a começar esta jornada e não se sinta tão confiante! Se isto se tornasse um espaço de partilha e entreajuda eu ia ficar mesmo muito feliz, por isso se puderem agradecia mesmo muito!!



Dito isto termino aqui o post. Espero que tenham gostado e que vos tenha sido útil, esforcei-me para vos dar muita informação e acho que o consegui fazer, mas vou deixar-vos ser o júris disso! Uma coisa importante se algo estiver incorreto no post, algum termo, ou uma explicação, por favor digam-me que eu corrijo! 

Beijinhos e até ao próximo post!!
                                                                                     

 

Redes Sociais:    

Youtube: Catarina Cardeira
Instagram: @cathys_eyes
Facebook: Catarina Cardeira (Through Cathy's Eyes)
Pinterest: Catarina Cardeira









Comentários

Mensagens populares

Seguidores deste blog