Pose // Séries

 


Hello hello pessoal!! Estou de volta para vos falar de uma serie muita querida que eu vi durante o verão e adorei que é Pose!! Pose está disponível na Netflix para quem quiser saber!
Sinopse:

Nova Iorque, 1986. As pessoas experimentam um estilo de vida nunca visto antes na história da cidade, onde se começa a instaurar a ascensão da cultura de luxo. Paradoxalmente, esta parte da sociedade que vivência o aumento do consumo e de privilégios entra em conflito com outro segmento, que enfrenta o declínio da literatura na região.



O que eu achei?

Vou ser sincera, demorei mais tempo do que o esperado a escrever este post porque não acho que vá ser um post fácil de abordar. POSE é uma série muito complexa e aborda vários temas importantes como a transfobia e o racismo, mas vou dar o meu melhor para falar sobre esta série e prestar dar o devido respeito a estas duas comunidades. Dito isto, se o post se tornar pessoal e em alguns momentos eu não for completamente imparcial, já sabem o porquê. 

Mas antes de começar a escrever sobre o que achei vou dar-vos um bocadinho mais de contexto. A série, como viram no trailer e leram na sinopse acontece no final dos anos 80 e inicio dos 90 (segunda temporada) e uma coisa que tornou popular entre os membros da comunidade LGBTI+ foram a realização de bailes em alguns clubes de Nova Iorque, onde várias casas disputavam para verem quem tinha o melhor guarda roupa, quem desfilava melhor e quem mais impressionava. 
Porque é que se chamam casas? 

Porque por norma, quase todas pessoas que se encontram nestes bailes são membros da comunidade LGBTI+ e são pessoas que foram abandonadas pelos seus pais ou tiveram de fugir das suas casas depois de saberem que eram ou transexuais ou homossexuais. Para não ficarem a viver nas ruas existem outras pessoas mais velhas que pertencem à comunidade que as acolhem, por norma são mulheres transexuais que são apelidadas de "Mães", porque dão abrigo aos jovens que são abandonados. Depois estas casas apresentam-se nos bailes e combatem umas contra as outras para ganharem troféus. 

A história de POSE foca-se na vida da mãe Bianca. 
Bianca é mulher transexual negra, ela foi abandonada pelos pais, fugiu de casa e juntou-se à casa de Abundance, mas depois de descobrir que contraiu o vírus HIV decide que está na hora de mudar a sua vida e cria a sua própria casa, a casa Evangelista. 
Não vos vou revelar mais da história, mas o que precisam de saber sobre esta série é que ela denuncia os vários problemas que aconteceram na década de 80 e 90 na comunidade LGBTI+ e comunidade negra também relacionados com a pandemia do HIV e Sida, numa altura em que se associavam estas patologias à comunidade LBGTI+ e imensas pessoas estavam a morrer. 
A série aborda esse tema muito bem, o medo que as pessoas sentiam e principalmente o preconceito que existia contra a comunidade por causa disso e forma como ninguém queria fazer nada para ajudar a encontrar uma cura, porque na realidade como a doença estava associada a homossexualidade havia uma tendência para deixar a pessoas morrer para acabar com a comunidade. Sinceramente ver a forma como história da HIV/Sida foi vivida pelas personagens foi bastante difícil, porque receber a notícia que alguém tinha HIV era uma sentença de morte e como os personagens são muito reais e alguns são inspirados em pessoas reais o que torna tudo mais difícil porque nós sabemos que aquilo que é retratado aconteceu mesmo, houve imensas pessoas que morreram e houve imenso preconceito associado as pessoas homossexuais como sendo as pessoas que transmitiam o vírus, o que não era verdade. É principalmente difícil porque como um dos atores escreveu numa reportagem sobre HIV, mesmo hoje em dia ainda se vive numa pandemia que está mais controlada, mas pessoas que pertençam comunidade negra e LGBTI+ ainda têm mais tendência a não receberem cuidados e tratamentos, o que é uma realidade horrível. Ele também fala sobre a falta de conhecimentos que existe nos EUA em relação à contração do HIV, o que cria imenso preconceito. 
Sendo completamente sincera haviam imensos momentos em que eu queria saltar para dentro do meu computador e dizer às personagens que as coisas melhoraram, que o HIV agora já esta mais controlado (mesmo assim quem tem, continua a sofrer por causa do  seu sistema imunitário deficiente), dizer que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal, mas depois parei por momento e cheguei a conclusão que as coisas não melhoraram assim tanto...
O racismo continua a ser um problema a nível global e pessoas continuam a ser mortas por isso, as pessoas que são transexuais continuam a sofrem imenso preconceito, muitas delas continuam ter de se prostituir para conseguirem viver e muitas acabam por ser mortas e quem é vive numa relação homossexual continua a correr risco de ser agredido verbalmente ou fisicamente quando demonstra afetos em público. 

Mas sabem o que é que custou mais ainda? Há um momento na série em que estão no ano 1990 e é referido que já morreram 11 mulheres trans nos EUA assassinadas, estamos em 2020 e eu não tenho a certeza mas acho que já morreram 17 mulheres POC e trans nos EUA, assassinadas e mais 3 foram agredidas no fim de semana passado e pessoas assistiram a isto e ninguém fez nada para as ajudar. 
Isto é horrível, entendem o porquê, certo? Nada mudou, ou melhor as comunidades têm mais direitos e o racismo, a homofobia e a transfobia são ilegais mas na realidade continuam a existir e se virmos na generalidade existem mais países onde é ilegal ser LGBTI+ e onde pessoas sofrem de penas de morte por isso. 

O meu objetivo com isto não é fazer com que vocês deixem de ver, é precisamente o oposto!!
É necessário vermos séries como POSE para percebermos o que as pessoas de comunidades que não são as nossas sofrem, precisamos de perceber que apesar das coisas terem melhorado muito, não melhoraram tanto quanto era expectável e isso não é bom e tem de ser melhorado e todos podemos fazer parte dessas mudança!
Por isso aconselho vivamente que vejam a série para entenderem aquilo que as comunidades POC e LGBTI+ sofreram no passado e perceberem o porquê de existirem movimentos como Black Lives Matter ou o porquê de haverem marchas de orgulho. 
A melhor forma de percebermos aquilo que uma comunidade sofre é educarmo-nos sobre ela e uma das melhores formas de o fazermos é através de filmes e séries. 

Para terem um bocadinho de noção em relação a uma coisa que me fez mesmo pensar ao ver Pose. 
Eu sempre fui uma pessoa que nunca fez uma grande diferença se a pessoa que estava à minha frente era transexual ou não e para ser sincera se alguma fez tive com alguém que não era cis, não notei porque a verdade é que eu também nunca notei em relação a alguns atores que descobri mais tarde que eram e fiquei "Wow, really?". Portanto quando na série as mulheres demonstravam imenso medo nas pessoas notarem que elas eram transexuais foi uma coisa que para mim foi super triste, muitas vezes elas tinham medo que as pessoas se apercebem e que elas não passassem por "mulheres a sério", isto partiu-me mesmo o coração porque algumas delas não iam à praia e não utilizavam certas peças de roupa por causa disso e eu sei que até hoje em dia há pessoas trans que têm medo de "não passarem" pelo género em se resignam. Por isso se alguém trans estiver a ler isto saibam que vocês são válidos, são mulheres ou homens reais e não se preocupem com isso, okay?
Uma coisa que POSE também me abriu muito olhos foi para a forma como as mulheres transexuais são fetichizadas pelos homens heterossexuais, nomeadamente se ainda não tiverem feito a sua cirurgia de resignação, o que é desprezível, porque estes homens fazem parte das pessoas que não as consideram mulheres reais. 
Foi muito doloroso de assistir, sinceramente esta situação e anterior aumentaram a minha empatia para com as mulheres transexuais, porque me apercebi de algumas situações que elas vivem que são mais complicadas e entendi o que muitas delas sofrem e continuam a sofrer (basicamente entendi o privilégio que tenho por ser uma mulher branca e cisgénero!) 
Mas falando de coisas mais felizes e alegres há uma coisa que marca Pose e essa coisa é FAMÍLIA. 
O conceito de família de Pose como se aperceberam por aquilo que contei no inicio não é o tradicional, todas personagens que conhecemos nesta série foram abandonadas pelos pais e pelas suas famílias biológicas. Por isso, a ideia de que alguém criar um pessoa que também sofreu com isto criar uma casa para alguém para apoiar pessoas como ela para elas não estarem sozinhas e viverem na rua é algo muito comovente. Porque estas pessoas perderam tudo e viram-se sem ninguém e o facto de terem encontrado alguém como elas para lhes dizer que ia tudo ficar bem e lhe dar um teto e amor, mesmo não as conhecendo de lado nenhum é lindo e mostra mesmo que a família por vezes não tem nada a ver com o sangue, mas sim com amor incondicional e mostra que a nossa família é quem nos apoia mesmo quando somos diferentes e eu acho que isso acaba por ser uma das grandes mensagens da série, principalmente se tivermos em conta a Bianca que é uma lutadora e uma mãe capaz de fazer tudo pelos seus filhos e para os ver realizar os seus sonhos!

Uma coisa também muito interessante é aquilo que aprendemos sobre a cultura dos bailes e a forma como estes serviam de escape do mundo real das pessoas que pertenciam à comunidade, este também era o único espaço onde elas podiam ser elas mesma! No entanto, como os bailes são uma competição  conseguem trazer o pior das pessoas ao de cima, o que fez com que nalgumas situações pessoas que pertencem à mesma comunidade virarem-se umas contras a outras, isto custa imenso porque quando se pertence a uma minoria já há tendência para sermos atacados pelas pessoas que não pertencem a essa comunidade. Por isso foi revoltante ver estas mulheres virarem-se umas contra as outras e insultarem-se, mas por uma lado também serve para demonstrar que o preconceito dentro da comunidade existe e e muito complicado de se lidar!
No entanto, é muito interessante conhecer a cultura dos bailes e entender o preconceito que existe  e não só. Existe muita coisa a nível de maquilhagem e vestuário que começou nos bailes (e também na cultura drag queen) foi adaptada e trazida para o mundo da moda. Também foi muito interessante ver a forma como alguns cantores, como a Madonna, tiveram influencia na cultura dos bailes com a música da Vogue e a dança e a forma como isso deu visibilidade à comunidade LBGTI+, por isso essa parte acabou por se tornar muito educacional também!
E agora mesmo quase a acabar, queria falar de coisas um bocadinho mais técnicas. Primeiro, as maquilhagens, as roupas e os cabelos...Meu Deus, se vocês gostam destas coisas vão amar esta série!! O guarda roupa é incrível, os vestidos que são utilizados são obras de arte e eu nem sei bem o que dizer mais a sério, já vale a pena ver só por causa disso!
Outra coisa que torna esta série fantástica é a representação, não só pela qualidade dos atores mas pelo facto destes pertencerem às comunidades que a série aborda e isto é muito importante. Porque visto que a série aborda temas como a transexualidade e a homossexualidade é importante termos atores que passaram por essa experiência porque para isso faz com que eles melhor do que ninguém saibam aquilo que os personagens estão a passar o que faz com que as emoções sejam transmitidas de uma forma crua e traz as suas melhores capacidades como atores ao de cima, porque é algo que lhes toca no coração.  Isso acontece com todos os atores e atrizes que estão na série, todas atrizes que interpretam mulheres transexuais, também são transexuais e as personagens homossexuais tambem sã representadas por pessoas homossexuais. 
Depois também é muito importante, porque é uma questão de representatividade, é um ator puder ver uma história semelhante a ser contada e ele fazer parte da história. É uma rapariga transexual negra crescer e ver séries onde os personagens são representados por pessoas como ela e ela pensar "Um dia eu posso ser como elas, porque se elas se chegaram la eu também chego!" é as pessoas sentirem que não estou sozinhas, é muito isso maltinha! Não consigo destacar só um ator ou uma atriz porque na realidade todos têm os seus momentos incríveis, mas deixo pequeno um shotout à MJ Rodriguez, a nossa "Bianca"! Vale a pena ver a série só por causa dela e aproveito para dizer que ela merecia uma nomeação ao Emmy e foi completamente roubada (assim como qualquer mulher desta série, enfim e triste mas mostra que a luta continua)!
E pronto maltinha o post chegou ao fim! Esta série é demasiado especial e eu espero ter-lhe feito justiça, espero que não tenha ficado muito all over the place e que vejam POSE!!!
A sério, vale mesmo a pena e depois vão andar a desfilar pelas vossas casas vai ser incrível!
Digam nos comentários se chegaram ao fim do post e se tiveram vontade de ver a série ou se já viram!!

Beijinhos e ate ao próximo post!!


Redes Sociais: 
Instagram: @cathys_eyes 
Facebook: Catarina Cardeira (Through Cathy's Eyes)  
Pinterest: Catarina Cardeira

Comentários

Mensagens populares

Seguidores deste blog