The Little Princess Trust // Solidariedade


Hey hey pessoal, eu sei que andei desaparecida mas voltei para mais um post! Desta vez venho dar-vos a conhecer uma instituição inglesa, a Little Princess Trust! 

O The Little Princess Trust é instituição que fornece perucas a crianças e jovens adultos até ao 24 anos de idade! A instituição foca-se na doação de perucas de cabelo verdadeiro a crianças que estejam à tratar por tratamentos de quimioterapia e por isso perderam o cabelo. Também nalgumas circunstâncias pode fornecê-las a jovens que perderam o cabelo devido a outras doenças como alopecia, mesmo não sendo o foco da instituição! 

Para além disso, o da The Little Princess Trust dedica-se a investigar outras formas de tratamento do cancro infantil mais gentis e estão sempre a trabalhar para conseguirem arranjar mais ensaios clínicos para o cancro, para garantir que mais nenhuma criança morre de cancro!  

Mas porque é que vos venho falar disto?

Bem eu não sei se vocês sabem isso sobre mim, mas uma das coisas que estavam na minha bucket list há imenso tempo era um dia puder doar o meu cabelo a uma instituição que fizesse perucas e que as doasse a quem mais precisava. 
Durante muito tempo achei que nunca o pudesse fazer, porque em Portugal o IPO não aceita mais doações para além disso existem muitos critérios a preencher se quisermos doar, critérios que eu não preencho por causa do meu cabelo ruivo. Isto porque os ruivos têm diferentes tons de cabelo e é difícil encontrar dois ruivos com o mesmo tom de cabelo, visto que Portugal não tem muitos ruivos e que para se fazer uma peruca é preciso cabelo de mais do que uma pessoa, nunca seria possível eu doar cabelo em Portugal (Se alguém souber como é possível doar em Portugal e se entretanto algo mudou podem deixar nos comentários, isto foi aquilo que eu encontrei quando pesquisei em Janeiro). 

Por este motivo eu achei durante muitos anos que não seria possível doar, até encontrar a The Little Princess Trust. Tal como eu disse antes esta organização dedica-se a oferecer pessoas a crianças e jovens que precisam delas para recuperar a sua confiança e para assim conseguirem continuar a lutar contra a sua doença. A Little Princess aceita doações de cabelo de todo o mundo desde que preencham os seus requisitos, vou deixá-los aqui.  

O cabelo pode ser doado desde que:

- Esteja saudável e em excelentes condições, nada de cabelo seco, estragado pelo sol, com danos por causa do calor ou com pontas duplas/espigadas. 

- Tenha pelo menos 17cm de comprimento, sendo que é preferível as doações ultrapassarem os 30 ou 40 cm e quanto maior for o tamanho melhor. Isto porque, a instituição já tem muitas doações de cabelo mais pequeno e pode ter de acabar por gastar dinheiro em em armazéns para esse cabelo em vez de o puder gastar a fazer as perucas e nas pesquisas novos tratamentos contra o cancro infantil! 
- Pode ser doado cabelo pintado, se o mesmo for de uma cor natural e estiver saudável. 

- Cabelo ondulado, liso ou quimicamente alisado. 

- Cabelo encaracolado pode ser doado, mas não todo o tipo de cabelo com caracóis. Vou deixar aqui o link onde eles explicam melhor quais podem ser doados. 

- O cabelo tem de ser doado seco, se não estiver completamente seco ele depois vai estragar-se e não pode ser utilizado. 

- O cabelo pode ser doado em tranças ou em rabos de cavalo. Vou deixar aqui o vídeo a explicar como fazer.
Pensam ajuda ao vosso cabeleireiro para garantir que dentro do vosso rabo de cavalo/trança os fios de cabelo têm todos os mesmo comprimento, para não ficar desigual. 

- Todas as pessoas de todos os sexos podem doar cabelo (acho que nem era preciso dizer, mas fica esclarecido). 

- É possível doar cabelo já tenha sido cortado há alguns anos (o máximo são 5 anos) desde que o cabelo esteja em boas condições, não tenha estado a receber luz solar direta nem calor, esteja seco, limpo, tenha estado a uma temperatura constante e que tenha estado selado!

- Pode ser doado cabelo que tenha fios de cabelos desde que não sejam muitos e que o cabelo esteja em boas condições. 

 

- Cabelo que não pode ser doado:

- Não é possível doar cabelo que seja de um tamanho inferior a 17cm. 

- Cabelo que não esteja pintado de uma cor natural. 

- Cabelo que tenha sido pintado com tinta semipermanente. 

- Cabelo que tenha sido pintado com tinta henna. 

- Rastas não podem ser doadas, isto porque o processo da peruca inclui aplicar fio a fio do cabelo na touca e com rastas isso não é possível. 

- Extensões de cabelo, mesmo que sejam naturais. 

- Cabelo cujos caracóis sejam muito apertados. Ver aqui se o vosso cabelo pode ser doado!



Atenção: estas são apenas algumas das informações que vocês precisam de ter em consideração. Em seguida vou deixar os links que vos direcionam para o site e que vos dão mais informações. 


- Regras de Doação de cabelo: aqui

- Local onde encontram o vídeo de como cortar o cabelo e no final
voltam a ter as informações escritas: aqui

- Perguntas mais feitas: aqui

Por favor se quiserem mesmo doar o vosso cabelo informem-se. Vão ao site e garantam que têm tudo certinho, façam o dowload daquilo que é pedido para entregarem juntamento com o vosso cabelo e tentem seguir todos os passos à risca. 
Este post não têm a informação toda que vocês precisam de saber!


Mas se neste momento não podes doar o teu cabelo não desesperes!! Há outras formas de ajudares esta instituição!

Tal como disse no início do post o The Little Princess Trust dedica-se à entrega de perucas de forma gratuita a crianças e jovens que precisem delas. No caso de tratamentos de cancro a instituição disponibiliza-se a fornecer erucas durante todo o tempo em que as crianças ou jovens estão em tratamento. 

Mas infelizmente a manufactura de uma peruca custa bastante dinheiro e visto que a instituição não recebe apoio externo qualquer doação é extremamente importante!

As doações podem ser feitas de várias formas, através de campanhas de fundraising criadas em sites que as fazem (também é possível fazê-lo no Facebook e no Instagram), podem também fazer doações individuais. mas por favor, nunca enviei dinheiro pelo correio!

Mas há mesmo várias formas ajudarmos monetariamente, sinceramente não sei se todas são aplicáveis em Portugal mas eles têm Gift Aids/Merchandising e também têm a opção de doarem todos os meses uma quantia fixa, quase como se fosse uma subscrição. 

Edit: Queria só acrescentar que o dinheiro doado também vai para ajudar na pesquisa de novos tratamentos contra o cancros, depois mais um bocadinho de pesquisa percebi isso!

Ficam aqui os links para saberem como doar:

- Doação de dinheiro e como funciona: aqui

- Maneiras de doar: aqui
Vou deixar também o link da angariação de fundos que uma menina que também doou o seu cabelo está a fazer.

- Doação monetária da Sofia: aqui

Também vou deixar aqui o link das redes sociais para espreitarem: 
- Instagram: aqui
- Facebook: aqui
Maltinha, já estamos mesmo a chegar ao final do post e eu só quero apelar para que ajudem mesmo esta instituição, quer seja através de doações monetárias, quer seja através de doações de cabelo

Neste tipo de situações toda a ajuda é bem vinda, principalmente porque com a situação de pandemia que estamos a viver as doações (principalmente as monetárias) baixaram bastante e acho que nos tempos que vivemos é importante nos lembrarmos do que realmente importa e que ajudar os outros não tem preço!!

 

Espero mesmo que ajudem ou que pelo menos se sintam motivados para o fazerem! 
Digam-me nos comentários se já tinham pensado em doar o vosso cabelo ou se já o fizeram ou se ficaram com vontade.
Paartilhem se também se gostaram de conhecer o The Little Princess Trust e se sabiam da sua existência?
A sério dêem-me mesmo o vosso feedback, este post é muito importante para mim e eu gostava de saber o que acharam dele!

Beijinhos obrigada e até ao próximo post!







Redes Sociais: 
Instagram: @cathys_eyes 
Facebook: Catarina Cardeira (Through Cathy's Eyes)  
Pinterest: Catarina Cardeira









 

Comentários

Mensagens populares

Seguidores deste blog