Violência Doméstica // Big Little Lies


Olá a todos e bem vindos ao primeiro post de 2019 a falar sobre Séries! Ainda não tinha trazido nenhum post que não fosse uma história minha este ano, mas também o primeiro que trago é logo a falar sobre Big Little Lies e a forma como esta série aborda a Violência Doméstica!!

Mas primeiro deixo-vos com a sinopse e com trailer da série.

Sinopse: 
Big Little Lies conta a história de três mães que se aproximam quando seus filhos passam a estudar juntos no jardim de infância. Até então, elas levam vidas aparentemente perfeitas, mas os acontecimentos que se desenrolam levam as três a extremos como assassinato e subversão.

Eu podia falar-vos do elenco fantástico da série ou das reviravoltas da trama, mas vou falar-vos da personagem da Nicole Kidman e do Alexander Skarsgård, o casal Wright.
Celeste e Perry Wright eram conhecidos em Monterey por serem o casal perfeito. Ela tinha sorte de estar casada com um homem mais novo e ele a sorte de estar casado com uma mulher linda tinham dois filhos gémeos e pareciam um casal feliz. Pareciam...
O problema é que apenas o pareciam, não só para toda a cidade como para nós é isso que torna a série tão especial. Quando as agressões começam Perry faz aquilo que todos os agressores fazem promete que nunca mais vai acontecer, tem consciência de que fez asneira, mostra-se arrependido e apaixonado ela pela mulher. Inclusive é o casal começa a fazer terapia matrimonial para tentar resolver os seus problemas de raiva(depois das discussões e agressões o casal resolvia os problemas de raiva tendo relações sexuais, foi aí que perceberam que tinham um problema) Perry foi o primeiro a admitir que agredia a mulher e dizer que esta apenas ripostava para se defender.
 Eu sei que se calhar parece estúpido e parvo mas EU acreditei que o Perry ia mudar. Eu dei por mim a justificar as ações dele e pensar que eram realmente apenas situações passageiras e que ele amava a mulher e nunca lhe faria mal propositadamente. Mas depois lembrei-me da famosa frase: QUEM AMA NÃO BATE. 
Pois é, e foi só aí que eu percebi que ele não ia mudar e é por este motivo que eu acho que esta série é das melhores séries a tratar este tema, porque nos faz ver o lado da vítima. Faz-nos entender o porquê de Celeste não querer deixar o marido. Porque ele não a maltratava sempre, ele mostrava arrependimento e ele era ótimo com os filhos, mostra-nos o "lado bom" do agressor. Mas isso era a imagem que ele passava, a verdade é que ele era um homem manipulador, obsessivo e gostava de ter o controlo sobre tudo o que o rodeava. E Celeste só se apercebe daquilo que o marido é capaz quando começa a temer pela vida e quando o próprio a ameaça. Esta série faz-nos acreditar na mentira que o agressor conta à sua vítima, mas depois no final mostra-nos exatamente quem é que ele sempre foi e desfaz por completo a imagem do "marido perfeito".
E para terminar este post queria só realçar os trabalho incrível feito por Nicole Kidman que é nossa conhecida no grande ecrã e o também o de Alexander. Ela por ter interpretado não o papel de vítima mas o papel de sobrevivente, por ter feito uma mulher que soube capaz de se defender e que corajosa ao ponto de sair da sua situação. E ele por ter feito uma interpretação incrível como agressor e por realmente feito papel de forma perfeita, tão perfeita que me levou a crer que a sua personagem era diferente dos outros.
Acabo o post por agradecer a quem leu até ao fim e com um apelo (porque eu nunca sei quem é que está a ler isto):
Se conhecem alguém que está num relacionamento violento, quer seja fisicamente ou verbalmente, façam qualquer coisa por essa pessoa. Ajudem-na a perceber a sua situação e façam-na ver que a pessoa que a está a agredir não vai mudar. E se possível reportem o caso, Violência Doméstica é um crime público qualquer um de nós pode e deve denunciar.E se vocês forem essa pessoa peçam ajuda, falem com alguém e por favor não acreditem que ele/a vai mudar porque não é verdade. QUEM AMA NÃO BATE.
Obrigada e até ao próximo post.

                                                                     Catarina Cardeira

Redes Sociais:
Instagram: @cathys_eyes 
Facebook: Catarina Cardeira (Through Cathy's Eyes) 
Pinterest: Catarina Cardeira

Comentários

  1. Infelizmente é sempre um assunto complexo, falo de quem viveu e conhece muitos casos de perto, se a vítima não tiver a força de vontade de enfrentar tudo, não podemos fazer grande coisa.
    Em relação à série eu adorei, gostei da interpretação de todosos personagens, às vezes até acho injusto que se fale tanto na Nicole e na Reese e acabe se esquecendo da Shailene que faz um excelente papel também. Estou aguardar a segunda temporada. 😊

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade ela também faz um papel excelente concordo!! Aliás qualquer uma delas.
      Sim eu também estou a aguardar ansiosamente!!

      Eliminar
  2. Confesso que se houve mesmo casa caso, mas perto de mim não conheço nenhum, mas a série que falas-te no momento não sou muito de ver, mas quem sabe não o faça
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Bem... aínda bem que vim ler! Deste me vontade de ver a série :)
    Obrigada por partilhares desde já. Tenho sorte , até hoje nunca estive num relacionamento desses! Mas sou da mesma opinião, pessoas assim não mudam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem é bom sinal!!! De nada, obrigada eu por teres lido!!
      Podes crer nós nem sabemos a sorte que temos!

      Eliminar
  4. Realmente este é sempre tema tabu. Não conheço nem nunca conhconheci ninguém nessa situação , mas imagino que não seja fácil. Mas o melhor é falar com alguém. Parabéns pelo post baby.

    ResponderEliminar
  5. Tens que ler o livro Isto acaba aqui de Colleen Hoover. É um must. Retrata muito bem esta situação. Posso estar a ser injusta mas um homem que tem por tendência bater em mulheres nunca há de mudar porque para ele a culpa é sempre da mulher que o provocou. E o cinema e a literatura retratam bue este tema e mostram sempre o mesmo que o homem nao muda. A primeira agressão nunca há de ser a ultima. Por muito arrependimento que mostram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato e eu senti(nem todos sentiram o mesmo) que esta série retratava bem isto porque tu percebes o lado da vítima. Tu percebes o porquê da Celeste estar confusa com a situação, porque pensas o mesmo nem que seja durante 1 segundo. A diferença é que tu sabes que não é verdade, ela percebe depois!! Mas eu concordo contigo também não acredito que mudem, mesmo com muita terapia e cenas não acredito mesmo.
      Humm esse livro vou colocá-lo na lista talvez o leia!!

      Eliminar
  6. Não quero dar spoiler do livro mas a personagem principal também nao entende porque as vítimas de maus tratos ficam com o agressor. E ao longo do livro ela deixa de julgar quem fica. Eu chorei com o livro, ninguém morre mas é forte.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Seguidores deste blog