10 coisas a saber antes de entrares para o curso de Artes!! // Regresso às Aulas


Hey hey everyone!! Voltei!! Estive um bocadinho desaparecida porque estive de férias e estava à espera dos resultados da candidatura para a Faculdade por isso foi complicado de estar presente aqui, desculpem!
Mas agora estou de volta com um post sobre o "Regresso às Aulas" e estou aqui para dar algumas dicas sobre o curso de Artes para quem o vá iniciar este ano. Ou para quem queira saber mais sobre o meu curso.
Vamos então começar!!

1º- O curso de Artes não é para quem não quer fazer nada - Acreditem ou não, ainda há muita gente que acha que Artes é só para quem quer fugir à Matemática ou para quem não quer fazer nada.
Pois enganam-se e muito o curso de Artes é muito prático e dá muito trabalho é preciso muita dedicação e "perder" muito tempo. Não se deixem enganar.
2º- O curso não é só Desenho- Se achas que vais para Artes e só porque desenhas muito bem vai correr tudo lindamente. Tem cuidado. Desenho é uma disciplina importante, mas é só 1 em 8 disciplinas, não te interessa focares-te só nessa e e esqueceres as outras.
3º- Foquem-se em Geometria Descritiva desde o início- Caso tenham Geometria estudem desde o início. Para esta disciplina é preciso perceber muito bem as primeiras matérias, porque depois precisam disso para tudo aquilo que aprenderem a seguir. É a disciplina mais desafiante, mas se perceberem bem o início e estudarem regularmente chegam lá. Façam os exercícios do caderno de atividades sempre que derem algo novo, ou no fim de semana façam alguns exercícios daquilo que deram durante a semana.
4º- Artes não é de todo só para burros- Infelizmente ainda há pessoas a acreditarem que Artes é para pessoas burras. Not true, not true at all. Como eu já disse Artes dá muito trabalho e é preciso visualizar no espaço para entender Geometria, que nem sempre é fácil. Já para não falar de que História e Cultura das Artes, dá-nos um conhecimento muito vasto sobre a História do mundo, porque nós não estudamos só a parte da Arte.
Portanto se algum dia ouvirem isto é mentira.
5º- Não subestimem História e Cultura das Artes- As pessoas acham sempre que História é sinónimo de marrar e decorar, mas não é bem assim. Como é lógico algumas coisas têm de decorar. Mas quando estamos a falar de História da Arte é preciso terem  noção das características de uma determinada época para depois aplicarem quando estiverem a analisar um quadro e vos pedirem características desse quadro. E quem diz quadro, diz outra coisa qualquer. Também aconselho a fazerem os exercícios do caderno de atividades para treinar os vários tipos de resposta.
6º- Vão gastar muito dinheiro no primeiro ano, mas calma.- Sim é verdade o curso de Artes é muito dispendioso, mas a verdade é que eu no 10º ano realmente gastei muito dinheiro em materiais mas eles duraram imenso tempo, por isso nos anos seguintes não gastei tanto dinheiro. Por isso calma, para os filhos, o primeiro ano é duro mas é porque precisam de comprar muita coisa ao mesmo tempo depois acalma.
7º- Nem todos os vossos materiais precisam de ser os mais caros- Ainda sobre os materiais, nem tudo aquilo que vocês comprarem precisa de ser da marca mais cara. Se tiverem dinheiro para isso, go for it. Mas se não tiverem tentem aconselhar-se na loja (Eu ia sempre ao Ponto das Artes) qual a marca mais acessível mas que continue ter qualidade. Há 3 coisas que eu aconselho a que comprem de uma melhor marca, os lápis de cor aguareláveis, os pastéis de óleo e as aguarelas. São coisas que precisam de se misturar bem e que precisam de ser bem pigmentados, eu não comprei das marcas mais caras mas comprei das intermédias e safei-me bem.
8º- Não comprem terebentina com cheiro!- Okay para quem não sabe a terebentina é um diluente que se utiliza para misturar com tintas de óleo ou com pastéis de óleo e o cheiro pode ser muito intenso! Por isso se precisarem de comprar algo para diluir, comprem terebentina sem cheiro ou utilizem azeite. Porque vocês precisam de algo com gordura para diluir os materiais, por isso o azeite serve para isso e resulta muito bem!
9º- Se vocês não são os melhores a desenhar, não stressem isso pode mudar- Eu no início do 10º ano tive imensas dificuldades a DesenhoAs coisas não saíam como eu queria e eu tinha dificuldade com os contornos e as formas, mas com ajuda de alguns tutoriais no Youtube, da minha professora e principalmente com muita prática e treino consegui melhorar. Desenhem muito à vista, para quem não sabe desenhar à vista consiste em chegares a algum lugar, parares e desenhares aquilo que está à tua volta. Não é tão fácil como parece, é muito difícil desenhar algo que estás a ver, do que algo que está numa fotografia em 2D. A noção que têm do espaço é completamente diferente e vai melhorar imenso os vossos desenhos. Também podem limitar o tempo em que fazem estes desenhos, para se focarem apenas naquilo que é mais importante e mais característico do local que estão a desenhar. Mas o verdadeiro segredo para se desenhar bem é praticar muito, aprender com os nossos erros e não desistir!
10º- Não sejam demasiado perfectionistas com os vossos desenhos- De todas as dicas esta é sem dúvida a mais importante!! Quando se tem Desenho A, tem de se entregar vários desenhos ao longo do período e tens um tempo para fazer cada um dos trabalhos. Não se percam nos detalhes mais pequenos de cada coisa, façam o melhor desenho que consigam, acabem-no e entreguem-no! Sempre! Porque se deixarem um atrasado, vão deixar o outro a seguir também e quando derem por vocês não entregaram nada. Por favor não façam isso!! Os trabalhos podem nem sempre ficar como vocês querem, mas às vezes é preferível do que não fazer nada e ter 0.

E pronto pessoal acabámos mais um post! Espero que tenham gostado e espero ter conseguido ajudar alguém ou dar-vos a conhecer mais sobre o curso de Artes!!
Beijinhos e vê-mo-nos no próximo post!!


Redes Sociais: 
Instagram: @cathys_eyes 
Facebook: Catarina Cardeira (Through Cathy's Eyes)  
Pinterest: Catarina Cardeira

Comentários

  1. Bem verdade, não fiz, mas conheço quem tenha feito o curso de artes! Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Bom ver a realidade de outra área que acho super interessante! 💚 Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares

Seguidores deste blog